sábado, 26 de junho de 2010

CVIII - "(quem lê que entenda)" - final do versículo 24:15 do Evangelho segundo Matheus.

.
.
.


§ 108

CVIII - Acercas de dicas politicamente incorretas para a progressão profissional, ou de um desmascaramento do mundo do trabalho.
1. Trata-se de um jogo de posições, de um baile de máscaras. A vida é um jogo.
2. É impossível progredir profissionalmente sem manipular e alienar as pessoas, sem jogar areia nos olhos delas e puxar seus tapetes.
3. Os princípios são alienáveis, não passando de discurso de marketing pessoal. A prática não deve corresponder ao discurso: dizer algo e fazer o oposto. O cinismo deve ser constante e espontâneo. Seja oportunista e manipulador.
4. O importante é ter alguma eficiência e parecer que tem muitas mais; então, sempre que surgir a oportunidade, é só passar por eficiente - construindo, assim, uma grande mistificação. Eu não preciso nem dizer que o lugar-comum "a mentira tem perna curta" não é verdadeiro, né? As pessoas mentem e enganam TODO O TEMPO, e toda


a nossa sociedade está baseada em grandes mentiras (exemplos: a religião, as peças publicitárias, a exploração da mais-valia e o funcionamento do sistema financeiro).
Certa vez, li em algum lugar que pesquisas indicam que em média cada pessoa mente umas oitenta vezes por dia: ora, a vida cotidiana seria impossível se cada uma dessas mentiras tivesse "perna curta".
Esse lugar-comum ("a mentira tem perna curta") esconde - como tantos outros - uma teleologia moral - para mim totalmente falsa - segundo a qual, no fim (nessa vida ou além dela), o bem é recompensado e o mal é castigado: e assim, como diria Schopenhauer, pretende-se com isso fundar a moral num egoísmo que vê longe (que espera, no longo prazo, ser recompensado pelos seus atos benignos, ou que teme ser castigado pelas maudades que comete) (ver capítulo LXXXVII).
5. Ser um funcionário superprodutivo (ou ser tido como um) não é um ponto positivo. Pois se você fosse promovido a gerente, quem faria o trabalho?
6. É necessário ser subserviente, mas apenas com aqueles que estão acima de você, jamais com aqueles que estão no mesmo nível ou abaixo. Se você já questiona a autoridade não estando no mesmo nível dela, você acha que ela permitirá que você se iguale a ela?
7. A aparência é mais importante que o conteúdo. O que é dito é menos importante do que o como é dito A imagem passada ao outro é construída num processo bidirecional e cumulativo.
8 O jogo de posições é caracterizado por uma assimetria informacional, e a chefia está em completa desvantagem quando a questão é saber o que realmente ocorre dentro da unidade.
9 Justamente por causa da assimetria informacional, é bem mais fácil quebrar as regras do que supõe inicialmente (há gente que aprende isso logo depois de sair das fraldas, mas por incrível que possa parecer há gente que não aprende nunca!).
10. O poder corrompe: as pessoas que estão num cargo de chefia podem quebrar as regras pelo simples prazer de fazê-lo (não necessariamente por causa de alguma vantagem pecuniária, que, de quebra, é sempre bem-vinda). Use isso ao seu favor.
11. Você precisa conhecer os colegas de trabalho, não porque se importe com eles, mas sim para poder manipulá-los ao seu favor. Se objetivo não é mudá-los, mas, pelo contrário, é mantê-los como são e explorá-los em suas fraquezas.
12. A simpatia é uma moeda falsa, e, por isso mesmo deve ser usada em abundância. Franqueza jamais!
13. O principal fator a determinar a simpatia que os colegas tem por você NÃO É a sua produtividade, mas sim se você os trata com simpatia (mas sem exageros - evitando a formação de amizades, que são custosas demais de se manter). As pessoas com sentimentos de culpa - e o mundo está cheio delas - farão, sem qualquer questionamento, parte do seu trabalho se tiverem simpatia por você.
14. Notar as pessoas que são subservientes e que tem fortes sentimentos de responsabilidade e de culpa. Introvertidos sentimentais são o tipo junguiano mais fáceis de manipular.

15. Notar o comportamento maquinal e inercial dos colegas "maduros". Esse comportamento é um ponto cego: você pode usá-los sem que eles nem percebam.
16. As diferenças comportamentais entre homens e mulheres não podem ser ignoradas. As mulheres têm um comportamento mais subjetivo (que ignora mais facilmente a questão da produtividade do trabalho), e por isso podem ser mais facilmente manipuladas. Por outro lado, é comum, também, o uso, por parte das mulheres, não raro com sucesso, das técnicas clássicas de sedução para manipular os homens.
17. Se enfrentar oponentes que não pode manipular, livre-se deles quando puder antes que eles compliquem sua situação.
18. Numa negociação, nunca forneça todas as exigências de uma vez. Se puder blefar, bom. Se puder fazer falsas promessas, ótimo.


Leia "As 48 leis do poder".





***

Tempore, quo cognitio simul advenit, amor e medio supersurrexit.

Nenhum comentário: